ESTUDO DE MERCADO

E-commerces de Cosméticos

Estratégias de marketing dos Top 10 e-commerces de cosméticos

Se você trabalha no mercado de cosméticos já deve conhecer todas as lojas virtuais que vamos mostrar aqui. São as que, no nosso estudo, tem a maior quantidade de visitantes na internet.

Mas você já se questionou ou quis saber quais estratégias de Marketing elas usam para crescer e vender mais mês a mês?

O volume de visitas dessas lojas somados chegou a um número superior à 50 milhões somente em Setembro de 2022. O que dá uma ideia do tamanho do mercado e da quantidade de oportunidades que ele tem.

Nosso objetivo aqui é mostrar uma visão das estratégias e táticas que esses “grandes players” do mercado estão utilizando e incentivar você a aplicar as mesmas técnicas e poder crescer sua loja.

Importante ressaltar que as ferramentas que usamos para pesquisar não acessam os dados dos sites, ou seja, não são dados 100% precisos. Porém são bem próximos dos dados reais e nos trazem uma visão bastante acurada do mercado.

O Estudo

Este estudo foi desenvolvido no mês de Outubro de 2022 com mais de 100 lojas virtuais de cosméticos.

Aqui estão as 10 lojas com a maior quantidade de visitas e que movimentam consideravelmente o volume de vendas.

O Boticário

Site: boticario.com.br

A loja o Boticário teve um tráfego médio de 11,6 milhões de visitas em Setembro de 2022.

Visitas ao site d’O Boticário

A fonte principal de visitas da loja são as redes de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc).

Origens de tráfego

O tráfego de pesquisa é praticamente o mesmo entre as buscas orgânicas e as buscas pagas.

Tráfego de pesquisa

Boa parte dessas visitas pagas vem através do Google Shopping com 3.100 palavras exibindo 1.300 produtos.

Tráfego de Google Shopping

Em segundo lugar encontra-se o tráfego direto que é o resultado de as pessoas conhecerem a marca e já acessarem o site direto.

Vale ressaltar também o trabalho na rede de Display (Exibição) que visa anunciar para um público que desconhece a marca bem como fazer o reforço de marca para as pessoas que já conhecem.

Apesar de parecer baixo em comparação com o tráfego de pesquisa, existe um trabalho bem desenvolvido nas redes sociais, resultando em mais de 15 milhões de seguidores no Facebook e quase 10 milhões de seguidores no Instagram.

Seguidores no Facebook e Instagram

Outra fonte de tráfego que merece destaque é o Youtube, sendo a rede social que mais atrai tráfego para o site.

Tráfego de Redes Sociais

Para complementar o trabalho orgânico nas redes sociais, existe também a estratégia de anúncios no Facebook e Instagram somando 390 anúncios.

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Natura

Site: natura.com.br

A Natura teve um tráfego médio de 9,8 milhões de visitas em Setembro de 2022.

Visitas ao site da Natura

A fonte principal de visitas da loja vem do tráfego direto, ou seja, pessoas que já conhecem a loja e entram direto no site.

A segunda principal fonte de visitas da loja são as redes de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc).

Origens de tráfego

A loja desenvolve um bom trabalho de pesquisa orgânica, trazendo aproximadamente 60% do tráfego. E pra complementar, ainda possui a estratégia de anúncios que ampliam o tráfego.

Tráfego de pesquisa

Boa parte dessas visitas pagas vem através do Google Shopping com 4.700 palavras exibindo 1.400 produtos.

Tráfego de Google Shopping

Vale destacar também o tráfego nas redes de display (exibição) ocupando a 3ª posição. É uma rede pouco usada pelos concorrentes e tem um potencial enorme de aquisição de clientes.

Apesar de parecer baixo o tráfego nas redes sociais, existe um trabalho bem desenvolvido nestes canais resultando em mais de 15 milhões de seguidores no Facebook e quase 5 milhões de seguidores no Instagram.

Seguidores no Facebook e Instagram

Ressaltamos aqui também o tráfego social vindo de Youtube que parece ser bastante explorado pela Natura.

Tráfego de Redes Sociais

Pra complementar o trabalho orgânico, existe também a estratégia de anúncios no Instagram e Facebook somando 570 anúncios.

Anúncios no FB/IG

Época Cosméticos

Site: epocacosmeticos.com.br

A Época Cosméticos teve um tráfego médio de 6,9 milhões de visitas em Setembro de 2022.

Visitas Época Cosméticos

A fonte principal de visitas da loja são as redes de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc).

Origens de Tráfego

Aproximadamente 60% das visitas de pesquisa vem de tráfego pago complementadas pelas buscas orgânicas na rede de pesquisa.

Tráfego de pesquisa

Como estratégia do tráfego pago, a loja possui um trabalho bem desenvolvido no Google Shopping com mais de 6.000 produtos anunciados.

Tráfego de Google Shopping

Em segundo lugar encontra-se o tráfego direto que é o resultado de as pessoas conhecerem a marca e já acessarem o site direto. 

Vale destacar também o trabalho desenvolvido no Youtube, sendo a rede social que mais atrai tráfego para o site.

Tráfego de redes sociais

O tráfego das redes sociais para esta loja é bastante relevante. Por isso o número de seguidores no Facebook é de cerca de 1 milhão enquanto que no Instagram já passa de 1,5 milhão.

Seguidores no Facebook e Instagram

Pra complementar o trabalho orgânico, existe também a estratégia de anúncios no Instagram e Facebook somando 32 anúncios.

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Beleza Na Web

Site: belezanaweb.com.br

A loja Beleza Na Web teve um tráfego médio de 6,2 milhões de visitas em Setembro de 2022.

Visitas Loja Beleza Na Web

A fonte principal de visitas da loja são as redes de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc).

Origens de tráfego

Aproximadamente 60% das visitas de pesquisa vem das buscas pagas, ou seja, o foco é aumentar a aquisição de visitantes usando as redes de pesquisa para atrair visitantes no momento que já estão pesquisando.

Tráfego de pesquisa

A loja tem um trabalho de Google Shopping complementando as campanhas na rede de pesquisa com 5.200 produtos anunciados.

Tráfego no Google Shopping

Em segundo lugar encontra-se o tráfego direto que é o resultado de as pessoas conhecerem a marca e já acessarem o site direto. 

O trabalho nas redes sociais está sempre em constante atualização e construindo uma base bastante forte de seguidores, já passando dos 2 milhões em ambas as plataformas.

Seguidores no Facebook e Instagram

Para complementar o tráfego orgânico nas redes sociais, a loja ainda exibe 67 anúncios entre Instagram e Facebook.

Anúncios no FB/IG

Avon

Site: avon.com.br

A Avon teve um tráfego médio de 5,1 milhões de visitas em Setembro de 2022.

Visitas Loja Avon

A fonte principal de visitas da loja vem do tráfego direto, ou seja, pessoas que já conhecem a loja e entram direto no site.

A segunda principal fonte de visitas da loja são as redes de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc).

Origens do tráfego

Aproximadamente 73% das visitas de pesquisa vem das buscas orgânicas, ou seja, o foco maior da loja é trabalhar o SEO mas tendo uma estratégia de anúncios pagos na rede de pesquisa.

Tráfego de pesquisa

Boa parte dessas visitas pagas vem através do Google Shopping com 1.000 palavras exibindo 662 produtos.

Tráfego de Google Shopping

O trabalho nas redes sociais está sempre atualizado e com o número de seguidores sempre aumentando já ultrapassando a incrível marca de 21,7 milhões no Facebook e 4 milhões no Instagram.

Seguidores no Facebook e Instagram

Pra complementar o trabalho orgânico, existe também a estratégia de anúncios no Instagram e Facebook somando 130 anúncios.

Anúncios no FB/IG

Eudora

Site: eudora.com.br

A loja Eudora teve um tráfego médio de 4,9 milhões de visitas em Setembro de 2022.

Visitas Loja Eudora

As fontes principais de visitas da loja são as redes de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc) na mesma proporção que o tráfego direto.

Origens de tráfego

O tráfego pago é é um pouco maior no tráfego de pesquisa, ficando com aproximadamente 56% das vistas.

Tráfego de pesquisa

Nos anúncios de pesquisa, existe um trabalho de Google Shopping também com 604 produtos anunciados.

Tráfego Google Shopping

O trabalho nas redes sociais está sempre em constante atualização e possui bastante seguidores, ultrapassando a marca dos 5 milhões em ambas as plataformas.

Seguidores no Facebook e Instagram

Para aumentar ainda mais a exposição, a loja tem também 440 anúncios para o Facebook e Instagram.

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Sephora

Site: sephora.com.br

A Loja Sephora teve um tráfego médio de 3,2 milhões de visitas em Setembro de 2022.

Visitas Loja Sephora

A fonte principal de visitas da loja são as redes de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc).

Origens do tráfego

O tráfego de pesquisa se divide de forma praticamente igual entre as buscas orgânicas e pagas.

Tráfego de pesquisa

Existe junto ao tráfego pago um trabalho em desenvolvimento de Google Shopping com 1.700 produtos anunciados.

Tráfego Google Shopping

Em segundo lugar encontra-se o tráfego direto que é o resultado de as pessoas conhecerem a marca e já acessarem o site direto. 

O trabalho nas redes sociais está sempre atualizado e com o número de seguidores sempre aumentando com impressionantes 19,3 milhões no Facebook e 2,5 milhões no Instagram.

Seguidores no Facebook e Instagram

Existe um trabalho de anúncios no Facebook e Instagram com 98 anúncios rodando.

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Forever Liss

Site: foreverliss.com.br

A Loja Forever Liss teve um tráfego médio de 2,6 milhões de visitas em Setembro de 2022.

Visitas Forever Liss

A fonte principal de visitas da loja são as redes de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc).

Origens de tráfego

Aproximadamente 78% das visitas de pesquisa vem dos anúncios pagos, ou seja, existe um trabalho consistente para aparecer nas primeiras posições das redes de pesquisa.

Tráfego de pesquisa

O foco das campanhas são os anúncios de texto porém apresentam um bom portfólio de anúncios em Google Shopping onde anunciam para 218 produtos.

Tráfego Google Shopping

Em segundo lugar e quase na mesma proporção da pesquisa encontra-se o tráfego direto que é o resultado de as pessoas conhecerem a marca e já acessarem o site direto. 

O trabalho nas redes sociais está sempre em constante atualização. O número de seguidores é bem expressivo, já passando dos 3 milhões em ambas as plataformas.

Seguidores Facebook e Instagram

Existe também uma estratégia de anúncios com mais de 250 anúncios rodando no Facebook/Instagram.

Anúncios FB/IG

Salon Line

Site: salonline.com.br

A Loja Salon Line teve um tráfego médio de 1,1 milhão de  visitas em Setembro de 2022.

Visitas Loja Salon Line

A fonte principal de visitas da loja são as redes de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc).

Origens de tráfego

Aproximadamente 75% das visitas de pesquisa vem das buscas orgânicas, ou seja, existe um trabalho focado nas buscas orgânicas mas sem esquecer do tráfego pago.

Tráfego de pesquisa

Entre as estratégias de tráfego pago na rede de pesquisa está o Google Shopping com 140 produtos anunciados.

Tráfego de Google Shopping

Em segundo lugar encontra-se o tráfego direto que é o resultado de as pessoas conhecerem a marca e já acessarem o site direto.

O trabalho nas redes sociais está sempre em constante atualização. O número de seguidores do Facebook passa dos 2,7 milhões enquanto que no Instagram, já soma mais de 3,8 milhões.

Seguidores no Facebook e Instagram

Existe também uma estratégia de anunciar no Facebook e Instagram com 510 anúncios ativos. 

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BeautyBox

Site: beautybox.com.br

A loja BeautyBox teve um tráfego médio de 870 mil visitas em Setembro de 2022.

Visitas BeautyBox

A fonte principal de visitas da loja são as redes de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc).

Origens de tráfego

Aproximadamente 58% das visitas de pesquisa vem das buscas pagas, reforçando a busca por aparecer nas primeiras posições do Google. 

Tráfego de pesquisa

Apesar de a maior parte dos anúncios serem de texto, possuem um trabalho bem interessante também no Google Shopping exibindo anúncios para 1.100 produtos.

Tráfego Google Shopping

Em segundo lugar encontra-se o tráfego direto que é o resultado de as pessoas conhecerem a marca e já acessarem o site direto.

O trabalho nas redes sociais está sempre em constante atualização e possui bastante seguidores com mais de 2,1 milhões de seguidores no Facebook e mais de 880 mil no Instagram.

Seguidores Facebook e Instagram

Existe também uma estratégia bem interessante de anúncios com 59 anúncios no Facebook e Instagram.

Anúncios FB/IG

Conclusão

A pesquisa é o tráfego que predomina em praticamente todas as lojas. É fato que as pessoas entram na loja em maior quantidade depois de fazerem algumas pesquisas no Google e outros sites de pesquisa.

Apesar do tráfego direto aparecer bem colocado em todas as lojas verificadas, ele é o resultado do trabalho de tráfego nas outras redes, o que permite que as pessoas lembrem da marca. Ou seja, apesar de parecer ser um “tráfego grátis”, ele foi construído ao longo do tempo.

Apesar do tráfego orgânico em muitas lojas ser maior ou ter grande destaque, o tráfego pago é muito qualificado já que é possível escolher quais palavras exibirão anúncios. Nos nossos relatórios internos, mesmo com o tráfego orgânico maior, é o pago que faz a maior parte das vendas.

Apesar de todas as lojas possuírem campanhas de Google Shopping, notamos que ela poderia ser mais explorada, tendo mais produtos e uma maior otimização desses produtos para aparecerem bem posicionados na pesquisa do Google.

Uma outra fonte de tráfego que aparece em algumas lojas porém com volume baixo mas que é bastante efetivas é a rede de display (ou exibição). Esta rede, como no exemplo abaixo, permite a exibição de anúncios de remarketing para atrair novamente as pessoas que já visitaram a loja e poder fazer a venda. 

Remarketing BeautyBox

Trabalhar o tráfego orgânico é muito mais difícil e demorado quando os grandes players já estão fazendo. Por isso que o tráfego pago pode ser um atalho em se tratando de tempo pra crescer a base de clientes.

Existe um apelo muito grande ao uso das redes sociais, principalmente o Instagram nos dias atuais. Porém, o que percebemos é que a maior parte do tráfego em todos as lojas analisadas vem das redes de pesquisa que as vezes é pouco explorada pelas lojas menores.

Este estudo mostrou o que já havíamos percebido e estamos aplicando como as melhores estratégias e táticas para aumentar a participação de mercado dos nossos clientes.

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