Sign up and get
10% Off
On all flooring services
ESTUDO DE MERCADO
Se você trabalha no mercado de joias & semijoias já deve conhecer todas as lojas virtuais que vamos mostrar aqui. São as que, no nosso estudo, tem a maior quantidade de visitantes na internet.
Mas você já se questionou ou quis saber quais estratégias de Marketing elas usam para crescer e vender mais mês a mês?
Para dar uma ideia do tamanho deste mercado, o volume de visitas das lojas do estudo, somadas, chegou a um número próximo de 4,9 milhões somente em Setembro de 2022.
Nosso objetivo aqui é mostrar uma visão das estratégias e táticas que esses “grandes players” do mercado estão utilizando e incentivar você a aplicar as mesmas técnicas e poder crescer sua loja.
Importante ressaltar que as ferramentas que usamos para pesquisar não acessam os dados dos sites, ou seja, não são dados 100% precisos. Porém são bem próximos dos dados reais e nos trazem uma visão bastante acurada do mercado.
Este estudo foi desenvolvido no mês de Outubro de 2022 com mais de 100 lojas virtuais de joias e semijoias.
Aqui estão as 10 lojas com a maior quantidade de visitas e que movimentam consideravelmente o volume de vendas.
Site: vivara.com.br
A Vivara teve um tráfego médio de 2,4 milhões de visitas em Setembro de 2022.
Vale ressaltar que os números de Julho/2022 são ainda mais impressionantes, chegando a 3,6 milhões de visitas.
A fonte principal de visitas da loja são as redes de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc).
Apesar de ter um trabalho bem desenvolvido na rede orgânica, aparecendo bem posicionada em diversos termos, mais de 65% das visitas vem das campanhas de anúncios pagos na rede de pesquisa.
Boa parte dessas visitas pagas vem através do Google Shopping com mais de 6.000 palavras exibindo 2.800 produtos.
Em segundo lugar encontra-se o tráfego direto que é o resultado de as pessoas conhecerem a marca e já acessarem o site direto.
Apesar de parecer baixo em comparação com o tráfego de pesquisa, existe um trabalho bem desenvolvido nas redes sociais, principalmente no Instagram, onde tem mais de 1,2 milhões de seguidores.
Vale destacar também o trabalho desenvolvido nas outras redes sociais que complementam o tráfego pro site.
Para complementar o trabalho orgânico nas redes sociais, existe também a estratégia de anúncios no Facebook e Instagram somando 32 anúncios.
Site: pandorajoias.com.br
A Pandora Joias teve um tráfego médio de 470 mil visitas em Setembro de 2022.
A fonte principal de visitas da loja são as redes de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc).
A loja desenvolve um bom trabalho de pesquisa orgânica, trazendo aproximadamente 43% do tráfego, porém, a maior quantidade de pesquisas fica por conta dos anúncios, com aproximadamente 57% das visitas.
Uma pequena parte dessas visitas pagas vem através do Google Shopping com 72 palavras exibindo 62 produtos.
Em segundo lugar encontra-se o tráfego direto que é o resultado de as pessoas conhecerem a marca e já acessarem o site direto.
As redes sociais não parecem ter perfis segmentados para o Brasil. O Instagram que a loja aponta é na versão em ingles (@theofficialpandora) e o perfil apontado para o Facebook não existe (pandorabr).
Apesar disso, existe a estratégia de anúncios no Instagram e Facebook somando 18 anúncios.
Site: rommanel.com.br
A Rommanel teve um tráfego médio de 410,4 mil visitas em Setembro de 2022.
A fonte principal de visitas da loja são as redes de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc).
Aproximadamente 97% das visitas de pesquisa vem de buscas orgânicas.
Segundo nossas pesquisas, a Rommanel não explora a rede do Google Shopping.
Interessante ressaltar a oportunidade perdida com os anúncios na rede de pesquisa e shopping, em comparação com as outras lojas do estudo.
Em segundo lugar encontra-se o tráfego direto que é o resultado de as pessoas conhecerem a marca e já acessarem o site direto.
O tráfego das redes sociais para esta loja é bastante relevante. Por isso o número de seguidores no Facebook é um pouco superior a 4,2 milhões enquanto que no Instagram supera os 3,8 milhões.
Se os anúncios para a rede de pesquisa são praticamente inexistentes, nas redes sociais eles são bem fortes totalizando 82 anúncios entre Facebook e Instagram.
Site: virtualjoias.com
A Virtual Joias teve um tráfego médio de 383 mil visitas em Setembro de 2022.
A fonte principal de visitas da loja são as redes de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc).
O tráfego para a rede de pesquisa é praticamente o mesmo entre o orgânico e o pago.
A loja tem um trabalho de Google Shopping complementando as campanhas na rede de pesquisa com 291 produtos anunciados.
Em segundo lugar encontra-se o tráfego direto que é o resultado de as pessoas conhecerem a marca e já acessarem o site direto. Devido ao volume de tráfego direto, deve haver um trabalho de mídia offline ou algum erro no rastreio dessas visitas.
Vale ressaltar também o trabalho sendo desenvolvido na rede de display (Exibição), já que são produtos que vendem muito pela imagem.
O trabalho nas redes sociais está sempre em constante atualização e construindo uma base bastante forte de seguidores.
Para complementar o tráfego orgânico nas redes sociais, a loja ainda exibe 140 anúncios entre Instagram e Facebook.
Site: casadasaliancas.com.br
A Casa das Alianças teve um tráfego médio de 268,3 mil visitas em Setembro de 2022.
A fonte principal de visitas da loja são as redes de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc).
Aproximadamente 61% das visitas de pesquisa vem das buscas orgânicas enquanto que o tráfego pago é responsável por 39% das visitas de pesquisa.
A loja tem um trabalho de Google Shopping complementando as campanhas na rede de pesquisa com 99 produtos anunciados.
Em segundo lugar encontra-se o tráfego direto que é o resultado de as pessoas conhecerem a marca e já acessarem o site direto.
O trabalho nas redes sociais está sempre atualizado e com o número de seguidores sempre aumentando já ultrapassando os 616 mil seguidores no Facebook e 154 mil seguidores no Instagram.
Pra complementar o trabalho orgânico, existe também a estratégia de anúncios no Instagram e Facebook somando 18 anúncios.
Site: pratafina.com.br
A loja Prata Fina teve um tráfego médio de 219 mil visitas em Setembro de 2022.
A fonte principal de visitas da loja são as redes de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc).
A loja desenvolve um trabalho mais voltado ao tráfego orgânico, por isso o volume de visitas vindo do orgânico é responsável por mais de 70% das visitas de pesquisa.
Nos anúncios de pesquisa, existe um trabalho de Google Shopping também com 18 produtos anunciados.
Em segundo lugar encontra-se o tráfego direto que é o resultado de as pessoas conhecerem a marca e já acessarem o site direto.
Vale destacar também o tráfego de e-mail ocupando a 3ª posição. Apesar de baixo tráfego comparado com a pesquisa, é um excelente canal para vendas.
O trabalho nas redes sociais está sempre em constante atualização e possui bastante seguidores, com aproximadamente 210 mil no Instagram e 1,1 milhão no Facebook
Para aumentar ainda mais a exposição, a loja tem também 120 anúncios para o Facebook e Instagram.
Site: montecarlo.com.br
A Loja Monte Carlo teve um tráfego médio de 214 mil visitas em Setembro de 2022.
A fonte principal de visitas da loja são as redes de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc).
O tráfego de pesquisa se divide de forma praticamente igual entre as buscas orgânicas e pagas.
Existe junto ao tráfego pago um trabalho em desenvolvimento de Google Shopping com 210 produtos anunciados.
Em segundo lugar encontra-se o tráfego direto que é o resultado de as pessoas conhecerem a marca e já acessarem o site direto. Devido ao volume de tráfego direto, deve haver um trabalho de mídia offline ou algum erro no rastreio dessas visitas.
O trabalho nas redes sociais está sempre atualizado e com o número de seguidores sempre aumentando já chegando próximo dos 670 mil no Facebook e ultrapassando os 383 mil no Instagram.
Existe também um trabalho de anúncios no Facebook e Instagram com 75 anúncios rodando.
Site: ceudeprata.com.br
A Loja Céu de Prata teve um tráfego médio de 194,2 mil visitas em Setembro de 2022.
A fonte principal de visitas da loja são as redes de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc).
Aproximadamente 68% das visitas de pesquisa vem dos anúncios pagos, ou seja, existe um trabalho consistente para aparecer nas primeiras posições das redes de pesquisa.
O foco das campanhas são os anúncios de texto porém anunciam também 13 produtos no Google Shopping.
Em segundo lugar encontra-se o tráfego direto que é o resultado de as pessoas conhecerem a marca e já acessarem o site direto.
Vale ressaltar também o trabalho sendo desenvolvido na Rede de Display (Exibição), com mais de 16% do tráfego. É uma rede pouco explorada pelos outros e-commerces da nossa pesquisa e que, com certeza, tem um bom retorno visto que a concorrência é bem mais baixa.
O trabalho nas redes sociais está sempre em constante atualização. O número de seguidores é bem expressivo, principalmente no Instagram onde possuem mais de 630 mil seguidores.
Existe também uma estratégia de anúncios com mais de 180 anúncios rodando no Facebook/Instagram.
Site: swarovski.com.br
A Swarovski teve um tráfego médio de 186,3 mil visitas em Setembro de 2022.
A fonte principal de visitas da loja são as redes de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc).
Aproximadamente 56% das visitas de pesquisa vem das buscas orgânicas, ou seja, existe um trabalho focado na aquisição orgânica, mas sem esquecer do tráfego pago.
Entre as estratégias de tráfego pago na rede de pesquisa está o Google Shopping com 87 produtos anunciados.
Em segundo lugar encontra-se o tráfego direto que é o resultado de as pessoas conhecerem a marca e já acessarem o site direto.
O trabalho nas redes sociais está sempre em constante atualização. O número de seguidores é considerável, porém, leva em consideração o público do mundo todo, não só do Brasil.
Existe também uma estratégia de anunciar no Facebook e Instagram com 92 anúncios ativos.
Site: joiasgold.com.br
A loja Joias Gold teve um tráfego médio de 157 mil visitas em Setembro de 2022.
A fonte principal de visitas da loja são as redes de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc).
Aproximadamente 69% das visitas de pesquisa vem das buscas orgânicas enquanto que 31% das visitas de pesquisa vem da parte paga.
A loja possui também um trabalho bem desenvolvido no Google Shopping anunciando 128 produtos.
Em segundo lugar encontra-se o tráfego direto que é o resultado de as pessoas conhecerem a marca e já acessarem o site direto.
Vale ressaltar a estratégia da loja em usar todas as fontes de tráfego à disposição. Por isso possuem tráfego de e-mail, display (exibição) e redes sociais também.
O trabalho nas redes sociais está sempre em constante atualização e a loja possui um pouco menos de 100 mil seguidores tanto no Facebook quanto no Instagram.
Apesar de não existir relação entre o número de seguidores e vendas, chama a atenção a diferença, comparado aos outros concorrentes do estudo.
Existe também uma estratégia bem interessante de anúncios com 33 anúncios no Facebook e Instagram.
A pesquisa é o tráfego que predomina em todas as lojas. É fato que as pessoas entram na loja em maior quantidade depois de fazerem algumas pesquisas no Google e outros sites de pesquisa.
Apesar do tráfego direto aparecer bem colocado em todas as lojas verificadas, ele é o resultado direto do trabalho de tráfego nas outras redes, o que permite que as pessoas lembrem da marca. Ou seja, apesar de parecer ser um “tráfego grátis”, ele foi construído ao longo do tempo.
Apesar do tráfego orgânico em muitas lojas ser maior ou ter grande destaque, o tráfego pago é muito qualificado já que é possível escolher quais palavras exibirão anúncios. Nos nossos estudos internos, mesmo com o tráfego orgânico maior, é o pago que faz a maior parte das vendas.
Apesar de quase todas as lojas possuírem campanhas de Google Shopping, notamos que ela poderia ser mais explorada, tendo mais produtos e uma maior otimização desses produtos para aparecerem bem posicionados na pesquisa do Google.
Uma outra fonte de tráfego que aparece em algumas lojas porém com volume baixo mas que é bastante efetivas é a rede de display (ou exibição). Esta rede permite a exibição de anúncios de remarketing para atrair pessoas que já visitaram a loja para atraí-las novamente. Como no exemplo abaixo.
Trabalhar o tráfego orgânico é muito mais difícil e demorado quando os grandes players já estão fazendo. Por isso que o tráfego pago pode ser um atalho em se tratando de tempo pra crescer a base de clientes.
Existe um apelo muito grande ao uso das redes sociais, principalmente o Instagram nos dias atuais. Porém, o que percebemos é que a maior parte do tráfego em todos as lojas analisadas vem das redes de pesquisa que as vezes é pouco explorada pelas lojas menores.
As estratégias apresentadas servem para qualquer nicho. Este estudo mostrou o que já havíamos percebido como as melhores estratégias e táticas para aumentar a participação de mercado dos nossos clientes.