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ESTUDO DE MERCADO
Se você trabalha no mercado de moda infantil já deve conhecer todas as lojas virtuais que vamos mostrar aqui. São as que, no nosso estudo, tem a maior quantidade de visitantes na internet.
Mas você já se questionou ou quis saber quais estratégias de Marketing elas usam para crescer e vender mais mês a mês?
O volume de visitas dessas lojas somados chegou a um número próximo à 6,5 milhões somente em Abril de 2022. O que dá uma ideia do tamanho do mercado e da quantidade de oportunidades que ele tem.
Nosso objetivo aqui é mostrar uma visão das estratégias e táticas que esses “grandes players” do mercado estão utilizando e incentivar você a aplicar as mesmas técnicas e poder crescer sua loja.
Importante ressaltar que as ferramentas que usamos para pesquisar não acessam os dados dos sites, ou seja, não são dados 100% precisos. Porém são bem próximos dos dados reais e nos trazem uma visão bastante acurada do mercado.
Este estudo foi desenvolvido no mês de Maio de 2022 com mais de 140 lojas virtuais de moda infantil.
Aqui estão as 10 lojas com a maior quantidade de visitas e que movimentam consideravelmente o volume de vendas.
Site: graodegente.com.br
A Grão de Gente teve um tráfego médio de 1,9 milhões de visitas em abril de 2022.
A fonte principal de visitas da loja são as redes de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc).
Apesar de ter um trabalho bem desenvolvido em SEO neste site, mais de 80% das visitas vem das campanhas de anúncios pagos na rede de pesquisa.
Boa parte dessas visitas pagas vem através do Google Shopping com 9.000 palavras exibindo 3.100 produtos.
Em segundo lugar encontra-se o tráfego direto que é o resultado de as pessoas conhecerem a marca e já acessarem o site direto.
Apesar de parecer baixo em comparação com o tráfego de pesquisa, existe um trabalho bem desenvolvido nas redes sociais, resultando em mais de 5,1 milhões de seguidores no Facebook e mais de 4,5 milhões de seguidores no Instagram.
Vale destacar também o trabalho desenvolvido no Pinterest e Youtube, sedo a 1ª e a 3ª rede social que mais trazem tráfego para o site.
Para complementar o trabalho orgânico nas redes sociais, existe também a estratégia de anúncios no Facebook e Instagram somando 49 anúncios.
Site: tricae.com.br
A Tricae teve um tráfego médio de 1,5 milhões de visitas em abril de 2022.
A fonte principal de visitas da loja são as redes de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc).
A loja desenvolve um bom trabalho de pesquisa orgânica, trazendo aproximadamente 56% do tráfego. E pra complementar, ainda possui a estratégia de anúncios que ampliam o tráfego.
Boa parte dessas visitas pagas vem através do Google Shopping com 735 palavras exibindo 532 produtos.
Em segundo lugar encontra-se o tráfego direto que é o resultado de as pessoas conhecerem a marca e já acessarem o site direto.
Apesar de parecer baixo o tráfego nas redes sociais, existe um trabalho bem desenvolvido nestes canais resultando em mais de 1,4 milhão de seguidores no Instagram e mais de 3,8 milhões de seguidores no Facebook.
Da mesma forma que a Grão de Gente, a Tricae também possui (em um proporção bem menor) tráfego vindo do Pinterest e Youtube.
Pra complementar o trabalho orgânico, existe também a estratégia de anúncios no Instagram e Facebook somando 20 anúncios.
Site: mundoinfantilstore.com.br
A Mundo Infantil Store teve um tráfego médio de 560 mil visitas em Abril de 2022.
A fonte principal de visitas da loja são as redes de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc).
Aproximadamente 64% das visitas de pesquisa vem de buscas orgânicas complementadas pelo tráfego pago na rede de pesquisa.
Existem um trabalho bem desenvolvido no Google Shopping complementando o tráfego pago.
Em segundo lugar encontra-se o tráfego direto que é o resultado de as pessoas conhecerem a marca e já acessarem o site direto.
Vale ressaltar o trabalho bem feito em todas as fontes de tráfego, o que traz como resultado a aquisição dos clientes nas mídias preferidas de cada um e no melhor momento do cliente.
O tráfego das redes sociais para esta loja é bastante relevante. Por isso o número de seguidores no Facebook é um pouco superior a 900 mil enquanto que no Instagram já passa de 1,6 milhão.
Pra complementar o trabalho orgânico, existe também a estratégia de anúncios no Instagram e Facebook somando 58 anúncios.
Site: afabula.com.br
A loja A Fábula teve um tráfego médio de 418 mil visitas em abril de 2022.
A fonte principal de visitas da loja são as redes de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc).
Aproximadamente 67% das visitas de pesquisa vem das buscas pagas, ou seja, o foco é aumentar a aquisição de visitantes usando as redes de pesquisa para atrair visitantes no momento que já estão pesquisando.
A loja tem um trabalho de Google Shopping complementando as campanhas na rede de pesquisa com 143 produtos anunciados.
Em segundo lugar encontra-se o tráfego por e-mail que é uma mídia pouco explorada mas também com um potencial enorme de resultados.
O trabalho nas redes sociais está sempre em constante atualização e construindo uma base bastante forte de seguidores.
Para complementar o tráfego orgânico nas redes sociais, a loja ainda exibe 50 anúncios entre Instagram e Facebook.
Site: pampili.com.br
A Pampili teve um tráfego médio de 403 mil visitas em abril de 2022.
A fonte principal de visitas da loja são as redes de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc).
Aproximadamente 97% das visitas de pesquisa vem das buscas orgânicas, ou seja, o foco total da loja é trabalhar o SEO e investir muito pouco em anúncios nas redes de pesquisa.
Não encontramos anúncios de Google Shopping para esta loja.
Em segundo lugar encontra-se o tráfego direto que é o resultado de as pessoas conhecerem a marca e já acessarem o site direto. Devido ao volume de tráfego direto, deve haver um trabalho de mídia offline ou algum erro no rastreio dessas visitas.
O trabalho nas redes sociais está sempre atualizado e com o número de seguidores sempre aumentando já ultrapassando 1,3 milhão tanto no Facebook quanto no Instagram.
Se os anúncios para a rede de pesquisa são praticamente inexistentes, nas redes sociais eles são bem fortes totalizando 140 anúncios entre Facebook e Instagram.
Site: bebefofuxo.com.br
A loja Bebê Fofuxo teve um tráfego médio de 291 mil visitas em abril de 2022.
A fonte principal de visitas da loja são as redes de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc).
O tráfego de pesquisa é bem dividido entre orgânico e pago, ficando ambas responsáveis por aproximadamente 50% dos acessos.
Nos anúncios de pesquisa, existe um trabalho de Google Shopping também com 206 produtos anunciados.
Em segundo lugar encontra-se o tráfego direto que é o resultado de as pessoas conhecerem a marca e já acessarem o site direto.
Vale destacar também o tráfego nas redes de display (exibição) ocupando a 3ª posição. É uma rede pouco usada pelos concorrentes e tem um potencial enorme de aquisição de clientes.
O trabalho nas redes sociais está sempre em constante atualização e possui bastante seguidores, principalmente no Instagram que já passa de 1,3 milhão mas sem ignorar o Facebook com mais de 660 mil seguidores.
Para aumentar ainda mais a exposição, a loja tem também 58 anúncios para o Facebook e Instagram.
Site: lojaeraumavez.com.br
A Loja Era Uma Vez teve um tráfego médio de 287 mil visitas em abril de 2022.
A fonte principal de visitas da loja são as redes de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc).
O tráfego de pesquisa se divide de forma igual entre as buscas orgânicas e pagas ficando, na média, com 50% dos acessos para cada formato.
Existe junto ao tráfego pago um trabalho em desenvolvimento de Google Shopping com 123 produtos anunciados.
Em segundo lugar encontra-se o tráfego direto que é o resultado de as pessoas conhecerem a marca e já acessarem o site direto. Devido ao volume de tráfego direto, deve haver um trabalho de mídia offline ou algum erro no rastreio dessas visitas.
O trabalho nas redes sociais está sempre atualizado e com o número de seguidores sempre aumentando já ultrapassando os 690 mil no Facebook e 320 mil no Instagram.
Existe um trabalho de anúncios no Facebook e Instagram com 32 anúncios rodando.
Site: lalunamodas.com.br
A Loja La Luna Modas teve um tráfego médio de 273 mil visitas em abril de 2022.
A fonte principal de visitas da loja são as redes de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc).
Aproximadamente 66% das visitas de pesquisa vem dos anúncios pagos, ou seja, existe um trabalho consistente para aparecer nas primeiras posições das redes de pesquisa.
O foco das campanhas são os anúncios de texto porém apresentam um bom portfólio de anúncios em Google Shopping onde anunciam para 69 produtos.
Em segundo lugar encontra-se o tráfego direto que é o resultado de as pessoas conhecerem a marca e já acessarem o site direto. Devido ao volume de tráfego direto, deve haver um trabalho de mídia offline ou algum erro no rastreio dessas visitas.
O trabalho nas redes sociais está sempre em constante atualização. O número de seguidores é bem expressivo, principalmente no Instagram onde possuem mais de 550 mil seguidores.
Existe também uma estratégia de anúncios com mais de 40 anúncios rodando no Facebook/Instagram.
Site: alobebe.com.br
A Loja Alô Bebê teve um tráfego médio de 268 mil visitas em Abril de 2022.
A fonte principal de visitas da loja são as redes de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc).
Aproximadamente 60% das visitas de pesquisa vem das buscas orgânicas, ou seja, existe um trabalho focado nas buscas orgânicas mas sem esquecer do tráfego pago.
Entre as estratégias de tráfego pago na rede de pesquisa está o Google Shopping com 342 produtos anunciados.
Em segundo lugar encontra-se o tráfego direto que é o resultado de as pessoas conhecerem a marca e já acessarem o site direto.
O trabalho nas redes sociais está sempre em constante atualização. O número de seguidores do Facebook é um pouco menor em relação às lojas anteriores enquanto que no Instagram a loja já passa dos 460 mil seguidores.
Existe também uma estratégia de anunciar no Facebook e Instagram com 24 anúncios ativos.
Site: somoscorujas.com.br
A loja Somos Corujas teve um tráfego médio de 219 mil visitas em abril de 2022.
A fonte principal de visitas da loja são as redes de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc).
Aproximadamente 69% das visitas de pesquisa vem das buscas pagas, reforçando a busca por aparecer nas primeiras posições do Google.
Apesar de a maior parte dos anúncios serem de texto, possuem um trabalho bem interessante também no Google Shopping exibindo anúncios para 89 produtos.
Em segundo lugar encontra-se o tráfego direto que é o resultado de as pessoas conhecerem a marca e já acessarem o site direto.
Vale ressaltar a estratégia da loja em usar todas as fontes de tráfego à disposição. Por isso possuem tráfego de e-mail, display e redes sociais também.
O trabalho nas redes sociais está sempre em constante atualização e possui bastante seguidores com mais de 730 mil seguidores no Facebook e mais de 1,1 milhão no Instagram.
Existe também uma estratégia bem interessante de anúncios com 110 anúncios no Facebook e Instagram.
A pesquisa é o tráfego que predomina em todas as lojas. É fato que as pessoas entram na loja em maior quantidade depois de fazerem algumas pesquisas no Google e outros sites de pesquisa.
Apesar do tráfego direto aparecer bem colocado em todas as lojas verificadas, ele é o resultado direto do trabalho de tráfego nas outras redes, o que permite que as pessoas lembrem da marca. Ou seja, apesar de parecer ser um “tráfego grátis”, ele foi construído ao longo do tempo.
Apesar do tráfego orgânico em muitas lojas ser maior ou ter grande destaque, o tráfego pago é muito qualificado já que é possível escolher quais palavras exibirão anúncios. Nos nossos estudos internos, mesmo com o tráfego orgânico maior, é o pago que faz a maior parte das vendas.
Apesar de todas as lojas possuírem campanhas de Google Shopping, notamos que ela poderia ser mais explorada, tendo mais produtos e uma maior otimização desses produtos para aparecerem bem posicionados na pesquisa do Google.
Uma outra fonte de tráfego que aparece em algumas lojas porém com volume baixo mas que é bastante efetivas é a rede de display (ou exibição). Esta rede permite a exibição de anúncios de remarketing para atrair pessoas que já visitaram a loja para atraí-las novamente. Como no exemplo abaixo.
Trabalhar o tráfego orgânico é muito mais difícil e demorado quando os grandes players já estão fazendo. Por isso que o tráfego pago pode ser um atalho em se tratando de tempo pra crescer a base de clientes.
Existe um apelo muito grande ao uso das redes sociais, principalmente o Instagram nos dias atuais. Porém, o que percebemos é que a maior parte do tráfego em todos as lojas analisadas vem das redes de pesquisa que as vezes é pouco explorada pelas lojas menores.
As estratégias apresentadas servem para qualquer nicho. Este estudo mostrou o que já havíamos percebido como as melhores estratégias e táticas para aumentar a participação de mercado dos nossos clientes.