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ESTUDO DE MERCADO
Se você trabalha no mercado ou é apreciador de um bom vinho já deve conhecer todas as lojas virtuais que vamos mostrar aqui. São as que, no nosso estudo, tem a maior quantidade de visitantes na internet nesse segmento.
Mas você já se questionou ou quis saber quais estratégias de Marketing elas usam para crescer e vender mais mês a mês?
O volume de visitas dessas lojas somados chegou a um número aproximado de 2 milhões somente em março de 2022. O que dá uma ideia do tamanho do mercado e da quantidade de oportunidades que ele tem.
Nosso objetivo aqui é mostrar uma visão das estratégias e táticas que esses “grandes players” do mercado estão utilizando e incentivar você a aplicar as mesmas técnicas e poder crescer sua loja.
Importante ressaltar que as ferramentas que usamos para pesquisar não acessam os dados dos sites, ou seja, não são dados 100% precisos. Porém são bem próximos dos dados reais e nos trazem uma visão bastante acurada do mercado.
Este estudo foi desenvolvido no mês de abril de 2022 com aproximadamente 30 lojas virtuais de venda de vinhos.
Os números de visitas que temos englobam só os últimos 3 meses (janeiro, fevereiro e março) que não são os melhores meses para a venda de vinho. Segundo o próprio Google, no inverno e na véspera de Natal é a melhor época para vender vinhos, conforme o gráfico abaixo que mostra o interesse por vinho nos últimos 5 anos (o gráfico mostra os dados em %, ou seja, onde está 100% é a época que atinge o maior interesse).
Aqui estão as 10 lojas com a maior quantidade de visitas e que movimentam consideravelmente o volume de vendas.
Site: wine.com.br
A Wine teve um tráfego em torno de 505 mil visitas em março de 2022, sendo a loja com o maior número de visitas no nosso estudo.
A fonte principal de visitas da loja é o tráfego direto, ou seja, pessoas que já conhecem a marca e já entram direto no site.
Logo em seguida vem as redes de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc).
A loja desenvolve um bom trabalho de SEO, trazendo aproximadamente 63% do tráfego de pesquisa. E pra complementar, ainda possui a estratégia de anúncios que ampliam o tráfego.
Boa parte dessas visitas pagas vem através do Google Shopping com 223 palavras exibindo 148 anúncios.
Apesar de parecer baixo o tráfego nas redes sociais, existe um trabalho bem desenvolvido nestes canais resultando em mais de 550 mil seguidores no Instagram e mais de 530 mil seguidores no Facebook.
Pra complementar o trabalho orgânico, existe também a estratégia de anúncios no Instagram e Facebook somando 79 anúncios.
Site: evino.com.br
A Evino teve um tráfego médio de 407 mil visitas em março de 2022.
A fonte principal de visitas da loja é o tráfego direto, que é o resultado de as pessoas conhecerem a marca e já acessarem o site direto. O volume aqui é surpreendente o que talvez seja um trabalho com mídias offline ou algum problema na hora de rastrear a origem correta.
Em segundo lugar vem o tráfego nas redes de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc).
Existe um trabalho bem desenvolvido em SEO neste site, onde praticamente 70% das visitas vem do tráfego orgânico. Esse tráfego é complementado com o tráfego pago nas redes de pesquisa.
Boa parte dessas visitas pagas vem através do Google Shopping com mais de 750 palavras exibindo mais de 400 produtos.
Apesar de parecer baixo em comparação com o tráfego de pesquisa, existe um trabalho bem desenvolvido nas redes sociais, resultando em mais de 1 milhão de seguidores no Facebook e mais de 550 mil seguidores no Instagram.
Para complementar o trabalho orgânico nas redes sociais, existe também a estratégia de anúncios no Facebook e Instagram somando 25 anúncios.
Site: loja.famigliavalguga.com.br
A Famiglia Valduga teve um tráfego um pouco maior de 200 mil visitas em março de 2022.
A fonte principal de visitas da loja são as redes de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc).
Aproximadamente 85% das visitas de pesquisa vem das buscas orgânicas. Apesar de existir um trabalho de anúncios, o foco com certeza é a aquisição orgânica do público.
Boa parte dos anúncios na rede de pesquisa são focados em anúncios de Google Shopping com mais de 170 palavras e mais de 130 produtos.
Em segundo lugar encontra-se o tráfego direto que é o resultado de as pessoas conhecerem a marca e já acessarem o site direto.
O trabalho nas mídias sociais é bastante relevante, tendo no Facebook mais de 190 mil seguidores enquanto que no Instagram já passa de 330 mi seguidores.
O que impressiona nessa loja é o foco em anúncios nas mídias sociais onde existem atualmente 250 anúncios focados em Facebook e Instagram.
Site: divvino.com.br
A loja Divvino teve um tráfego médio de 140 mil visitas em março de 2022.
A fonte principal de visitas da loja são as redes de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc).
Aproximadamente 66% das visitas de pesquisa vem das buscas orgânicas, ou seja, o foco da loja é o tráfego orgânico porém, complementado com um tráfego pago na rede de pesquisa do Google.
As campanhas de Google Shopping são amplamente utilizadas pela Divvino com 501 palavras em 333 produtos anunciados.
Em segundo lugar encontra-se o tráfego direto que é o resultado de as pessoas conhecerem a marca e já acessarem o site direto.
O trabalho nas redes sociais, apesar de apresentar número de seguidores bem mais modesto do que nas lojas anteriores, está sempre em constante atualização e construindo uma base bastante forte de seguidores.
Para complementar o tráfego orgânico nas redes sociais, a loja ainda exibe 47 anúncios entre Instagram e Facebook.
Site: sonoma.com.br
A Loja Sonoma teve um tráfego médio de 102 mil visitas em março de 2022.
A fonte principal de visitas da loja são as redes de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc).
Aproximadamente 62% das visitas de pesquisa vem das buscas orgânicas, ou seja, existe um trabalho bem desenvolvido de SEO. Porém, segundo nossas pesquisas, o tráfego pago é um pouco maior em volume do que o apresentado aqui.
Existe um bom trabalho na rede de pesquisa e também um bom desenvolvimento das campanhas de Google Shopping com 542 palavras em 406 produtos anunciados.
Em segundo lugar encontra-se o tráfego direto que é o resultado de as pessoas conhecerem a marca e já acessarem o site direto.
O trabalho nas redes sociais está sempre atualizado e com o número de seguidores sempre aumentando já ultrapassando os 290 mil no Facebook e quase chegando aos 50 mil no Instagram.
Existe um trabalho de anúncios no Facebook e Instagram ajudando no processo de aquisição de clientes.
Site: grandcru.com.br
A loja Grand Cru teve um tráfego médio de 87 mil visitas em março de 2022.
A fonte principal de visitas da loja são as redes de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc).
Aproximadamente 62% das visitas de pesquisa vem das buscas orgânicas.
Apesar de ter um trabalho de Google Shopping, a Grand Cru apresenta um número bem mais modesto de produtos anunciados, comparado com os concorrentes anteriores.
Em segundo lugar encontra-se o tráfego direto que é o resultado de as pessoas conhecerem a marca e já acessarem o site direto.
Em terceiro lugar nas fontes de tráfego vem o e-mail mareting. De todas as lojas pesquisadas, a Grand Cru foi a que apresentou o maior acesso nesta fonte.
O trabalho nas redes sociais está sempre em constante atualização e possui bastante seguidores, principalmente no Instagram que já passa de 168 mil seguidores e é uma das poucas lojas que tem mais seguidores no Instagram que no Facebook com 162 mil seguidores.
Para aumentar ainda mais a exposição, a loja tem também 25 anúncios para o Facebook e Instagram.
Site: superadega.com.br
A Loja Super Adega teve um tráfego médio de 74 mil visitas em março de 2022.
O que nos chamou a atenção nesta loja foi a perda de tráfego mês-a-mês, chegando a perder 50% do tráfego de janeiro à março.
Ou a loja está passando por alguma dificuldade técnica ou pode ser um erro de análise da ferramenta.
A fonte principal de visitas da loja são as redes de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc) com quase 100% dos acessos.
Aproximadamente 86% das visitas de pesquisa vem das buscas orgânicas, porém, pelas nossas pesquisa, o tráfego pago é um pouco superior aos 14% apresentados na ferramenta.
O foco das campanhas são os anúncios de texto e também anúncios no Google Shopping com 80 produtos anunciados.
O trabalho nas redes sociais foi nossa maior descoberta nesta loja. Enquanto nas outras lojas as contas de Facebook e Instagram estão conectadas, aqui as contas estão desconectadas. Ou seja, não existe a possibilidade de usar postagens e anúncios iguais em ambas as plataformas e nem mesmo a troca de dados entre as duas.
Como comentado anteriormente, os anúncios de ambas as plataformas são separadas e, existem bem poucas postagens patrocinadas nesta loja.
Site: bebidasdosul.com.br
A Loja Bebidas do Sul teve um tráfego médio de 49 mil visitas em março de 2022.
Em comparação com movimento de tráfego das outras lojas, a loja Bebidas do Sul perdeu muito tráfego em março comparado com fevereiro. Pode ter sido algum problema técnico na loja ou na ferramenta de análise que utilizamos.
A fonte principal de visitas da loja são as redes de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc).
O tráfego de pesquisa se divide praticamente metade em tráfego orgânico e metade em tráfego pago. Em números absolutos o tráfego pago se iguala a algumas das lojas anteriores. O que diminui é o tráfego orgânico.
O foco das campanhas são os anúncios de texto e também as campanhas de Google Shopping com 219 produtos anunciados.
Em segundo lugar encontra-se o tráfego direto que é o resultado de as pessoas conhecerem a marca e já acessarem o site direto.
O trabalho nas redes sociais está sempre em constante atualização. O número de seguidores do Facebook está próximo de 100 mil enquanto que no Instagram está próximo de 80 mil.
O foco de anúncios da loja é o Google, tendo somente 2 anúncios no Facebook/Instagram.
Site: mistral.com.br
A Loja Mistral teve um tráfego médio de 41,8 mil visitas em março de 2022.
A fonte principal de visitas da loja são as redes de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc).
Aproximadamente 85% das visitas de pesquisa vem de anúncios orgânicos.
O foco das campanhas são os anúncios de texto porém apresentam um bom portfólio de anúncios em Google Shopping onde anunciam para 91 produtos.
Em segundo lugar encontra-se o tráfego direto que é o resultado de as pessoas conhecerem a marca e já acessarem o site direto.
O trabalho nas redes sociais está sempre em constante atualização com um número de seguidores no Instagram próximo de 100 mil.
Existe também uma estratégia de anúncios com 11 anúncios rodando no Facebook/Instagram.
Site: divinho.com.br
A loja DiVinho teve um tráfego médio de 38 mil visitas em março de 2022.
A fonte principal de visitas da loja são as redes de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc).
Aproximadamente 90% das visitas de pesquisa vem das buscas orgânicas.
Apesar de a maior parte dos anúncios serem de texto, possuem uma trabalho bem interessante também no Google Shopping exibindo anúncios para 86 produtos.
Em segundo lugar encontra-se o tráfego direto que é o resultado de as pessoas conhecerem a marca e já acessarem o site direto.
O trabalho nas redes sociais está sempre em constante atualização porém da mesma forma que a super Adega, o Instagram e o Facebook estão separados e por isso acabam não conseguindo trocar informações entra as platformas.
De todas as lojas pesquisadas, a DiVinho é a única que não possui anúncios no Facebook ou Instagram.
A pesquisa é o tráfego que predomina em todas as lojas. É fato que as pessoas entram na loja em maior quantidade depois de fazerem algumas pesquisas no Google e outros sites de pesquisa.
Apesar do tráfego direto aparecer bem colocado em todas as lojas verificadas, ele é o resultado direto do trabalho de tráfego nas outras redes, o que permite que as pessoas lembrem da marca. Ou seja, apesar de parecer ser um “tráfego grátis”, ele foi construído ao longo do tempo.
O tráfego orgânico de todas as lojas é maior do que o pago, porém, enquanto o tráfego orgânico traz muitas pesquisas informacionais (pesquisa por informação e não tentativa de compra), o tráfego pago é mais qualificado já que é possível escolher quais palavras exibirão anúncios. Nos nossos estudos internos, mesmo com o tráfego orgânico maior, é o pago que faz a maior parte das vendas.
Apesar de todas as lojas possuírem campanhas de Google Shopping, notamos que ela poderia ser mais explorada, tendo mais produtos e uma maior otimização desses produtos para aparecerem bem posicionados na pesquisa do Google.
Uma outra fonte de tráfego que aparece em algumas lojas porém com volume baixo mas que é bastante efetivas é a rede de display (ou exibição). Esta rede permite a exibição de anúncios de remarketing para atrair pessoas que já visitaram a loja para atraí-las novamente. Como no exemplo abaixo.
Trabalhar o tráfego orgânico é muito mais difícil e demorado quando os grandes já estão fazendo. Por isso que o tráfego pago pode ser um atalho em se tratando de tempo pra crescer a base de clientes.
Existe um apelo muito grande ao uso das redes sociais. Principalmente o Instagram nos dias atuais. Porém, o que percebemos, é que a maior parte do tráfego em todos as lojas analisadas vem das redes de pesquisa que as vezes é pouco explorada pelas lojas menores.
As estratégias apresentadas servem para qualquer nicho. Este estudo mostrou o que já havíamos percebido como as melhores estratégias e táticas para aumentar a participação de mercado dos nossos clientes.