Mudanças nas buscas locais

E mais uma vez o Google vem mudando sua plataforma e dando mais enfase para o uso de links patrocinados.

Depois de eliminar a barra lateral de anúncios, agora a mudança ficou por conta dos anúncios locais.

Segundo o Search Engine Land, duas mudanças estão sendo implementadas pelo Google que impactam diretamente as buscas pelo comércio local, tais como lojas físicas, consultórios dentários, advogados, etc.

Anúncios nas buscas locais

anuncios-locais

Como podemos ver na imagem, na nossa procura por advogado na cidade de Porto Alegre, o primeiro anúncio é um anúncio patrocinado.

A exibição deste primeiro anúncio não existia antes e mais uma vez coloca os anúncios patrocinados antes dos anúncios orgânicos. De forma orgânica muitas vezes é um trabalho longo para colocar um anúncio como primeiro colocado nas buscas, enquanto que configurando o Google Ads de forma correta, é possível, em pouco tempo, aparecer na frente destes resultados.

Por enquanto estes anúncios aparecem somente quando se clica em “Mais lugares” na página de busca do Google. Mas nós cremos que logo começará a aparecer na página principal também.

Google maps não é mais um Parceiro de Pesquisa

Quando se configura uma campanha no Google Google Ads, pode-se selecionar se queremos aparecer nos Parceiros de Pesquisa ou não. Esses parceiros nada mais são do que sites do próprio Google ou alguns sites de empresas parceiras.

A grande dificuldade com os sites parceiros é que não temos como saber de onde vem as impressões e cliques e muito menos selecionar quais sites queremos aparecer ou não. Ou aparecemos em todos ou não aparecemos em nenhum.

E um desses parceiros era o Google Maps. Ou seja, para aparecermos no mapa como um link patrocinado, tínhamos que ter selecionado a opção de usar os Parceiros de Pesquisa, que muitas vezes não trazia um resultado favorável, visto que os anúncios podiam aparecer em sites pouco relacionados ao nosso produto.

Segundo o anúncio, o Google Maps não é mais um parceiro de pesquisa. Para aparecer no Google Maps a partir de agora basta configurar a extensão de locais dentro do Google Google Ads e já é possível aparecer nas buscas dentro do Maps, mesmo não tendo a configuração para os Parceiros de Pesquisa selecionados.

Essas duas alterações nas buscas locais, apesar de parecerem pequenas em um primeiro momento, com certeza são mudanças que ao longo do tempo serão mais desenvolvidas. Com o uso cada dia maior de dispositivos móveis e a precisão na localização do usuário torna-se muito mais vantajoso aparecer para os usuários próximos que estão procurando nosso produto ou serviço.

Gostou da novidade? Possui uma empresa local e acha que vai se beneficiar dessa mudança? Comente nos comentário.

Autor

Posts relacionados

Google Analytics

O que o cliente está procurando?

Descubra o que as pessoas estão pesquisando no seu site ou loja virtual usando uma configuração padrão do Google Analytics.

Chamar no Whatsapp
Sign up and get

10% Off

On all flooring services