O que o cliente está procurando?

Já pensou descobrir o que os clientes estão procurando no site ou loja virtual?

E mais ainda. Já pensou em descobrir algumas tendências nas buscas e poder criar conteúdo ou novo produto focado nessas pesquisas?

Pois é. Isso é possível e muito simples de fazer usando o Google Analytics.

Como configurar a pesquisa no Google Analytics?

A configuração é bem simples, porém, existe um passo a passo que você precisa fazer.

Pra começar, você precisa descobrir como é montada a URL com o resultado da sua busca.

Vamos fazer uma pesquisa em um e-commerce para ficar bem ilustrado. Pesquisamos, no site da Ropek pela palavra body. Se você olhar na url, aparece o campo: ‘s=body’

Então o que precisamos entender aqui é que toda a pesquisa nesta loja será precedido de s=. Lembre-se, cada site ou loja tem as suas configurações.

Agora vamos para o Google Analytics.

Você vai em administração e em configuração de vista de propriedade e quase no final da página existe a área: “Configuração de pesquisa no site”, conforme a imagem.

Então, se você olhar na imagem, o que fizemos foi habilitar o acompanhamento de pesquisa no site, adicionamos o parâmetro que havíamos descoberto anteriormente e selecionamos para eliminar os parâmetros da consulta de URL.

No parâmetro, esqueça o sinal de ‘=’. Você adiciona somente o campo antes do ‘=’. O analytics saberá interpretar isso da melhor maneira.

Quando eliminamos os parâmetros de consulta do URL, dizemos para o analytics não mostrar as buscas quando exibimos as URL no analytics. Com isso, vamos organizando os dados nos seus devidos lugares. As buscas só aparecem na área de buscas e não em outras áreas do analytics.

E está pronto. Com essa configuração já começamos a armazenar as pesquisas feitas pelos usuários.

Analisando as pesquisas feitas no site

Nosso trabalho agora é aguardar até o analytics começar a analisar os dados e, a partir daí, podemos começar a analisar.

Para analisar, no menu da esquerda do analytics, você vai em “Comportamento” e “Pesquisa interna”. É aqui que ficam armazenados os dados que precisamos.

E pronto. Você já tem dados pra saber o que é mais pesquisado e, caso tenha algo interessante, você pode trabalhar com esses dados para melhorar ainda mais seu conteúdo.

Não perca tempo. Implemente agora mesmo.

Autor

Posts relacionados

Google Analytics

O que o cliente está procurando?

Descubra o que as pessoas estão pesquisando no seu site ou loja virtual usando uma configuração padrão do Google Analytics.

Chamar no Whatsapp
Sign up and get

10% Off

On all flooring services