Já pensou descobrir o que os clientes estão procurando no site ou loja virtual?
E mais ainda. Já pensou em descobrir algumas tendências nas buscas e poder criar conteúdo ou novo produto focado nessas pesquisas?
Pois é. Isso é possível e muito simples de fazer usando o Google Analytics.
Como configurar a pesquisa no Google Analytics?
A configuração é bem simples, porém, existe um passo a passo que você precisa fazer.
Pra começar, você precisa descobrir como é montada a URL com o resultado da sua busca.
Vamos fazer uma pesquisa em um e-commerce para ficar bem ilustrado. Pesquisamos, no site da Ropek pela palavra body. Se você olhar na url, aparece o campo: ‘s=body’
Então o que precisamos entender aqui é que toda a pesquisa nesta loja será precedido de s=. Lembre-se, cada site ou loja tem as suas configurações.
Agora vamos para o Google Analytics.
Você vai em administração e em configuração de vista de propriedade e quase no final da página existe a área: “Configuração de pesquisa no site”, conforme a imagem.
Então, se você olhar na imagem, o que fizemos foi habilitar o acompanhamento de pesquisa no site, adicionamos o parâmetro que havíamos descoberto anteriormente e selecionamos para eliminar os parâmetros da consulta de URL.
No parâmetro, esqueça o sinal de ‘=’. Você adiciona somente o campo antes do ‘=’. O analytics saberá interpretar isso da melhor maneira.
Quando eliminamos os parâmetros de consulta do URL, dizemos para o analytics não mostrar as buscas quando exibimos as URL no analytics. Com isso, vamos organizando os dados nos seus devidos lugares. As buscas só aparecem na área de buscas e não em outras áreas do analytics.
E está pronto. Com essa configuração já começamos a armazenar as pesquisas feitas pelos usuários.
Analisando as pesquisas feitas no site
Nosso trabalho agora é aguardar até o analytics começar a analisar os dados e, a partir daí, podemos começar a analisar.
Para analisar, no menu da esquerda do analytics, você vai em “Comportamento” e “Pesquisa interna”. É aqui que ficam armazenados os dados que precisamos.
E pronto. Você já tem dados pra saber o que é mais pesquisado e, caso tenha algo interessante, você pode trabalhar com esses dados para melhorar ainda mais seu conteúdo.
Não perca tempo. Implemente agora mesmo.