Muitos anunciantes deixam muito dinheiro pro Google por não olharem esse relatório.
Toda conta no Google Ads deve ter pelo menos uma campanha para a rede de pesquisa.
Campanha para a rede de pesquisa são campanhas para mostrar os anúncios na página do Google quando alguém faz uma pesquisa.
E como esses anúncios são “escolhidos” pelo Google para aparecer? Pelas palavras que compramos. Ou seja, se vendemos tênis e queremos aparecer com um anúncio quando alguém procura por tênis no Google, “compramos” a palavra tênis.
Porém, dependendo da correspondência de palavra-chave, pode ser que a pessoa procure por outros termos e acabe clicando em nosso anúncio.
Então, uma pessoa pode ter pesquisado por “tênis masculino”, visto nosso anúncio e clicado.
E é nesse ponto que entra nosso relatório. Nós podemos saber quais os termos as pessoas pesquisaram para exibir nosso anúncio.
Termos de Pesquisa
Só pra ficar mais claro, quando escolhemos uma palavra para veicular um anúncio, chamamos ela de palavra-chave (pode ter mais de uma palavra em uma palavra-chave, como “tênis masculino”, por exemplo).
Porém, essa palavra-chave pode ser ativada por um grande número de pesquisas feitas no Google. Para os termos realmente pesquisados damos no nome de termos de pesquisa.
Para acessar os termos de pesquisa dentro do Google Ads entre na seção de palavras-chave e clique no link “termos de pesquisa”. Clicando neste link vamos descobrir quais os termos foram digitados no Google antes de as pessoas clicarem nos nossos anúncios.
Interessante não é?
Triste é saber que boa parte dos anunciantes não olha esse relatório. E muita agência também acaba negligenciando este ponto.
Legal. Já estamos vendo todos os termos que foram pesquisados e houveram cliques. Mas e agora?
Agora vem a parte mais interessante.
Adicionando um termo de pesquisa como palavra-chave
Você olha os termos e descobre que a busca por “tênis nike” tem uma taxa de conversão muito maior do que os outros termos. Ou seja, é uma palavra importante e você tem uma página no seu site que fala só sobre o tênis da Nike. O que você faz?
Simples. Cria um grupo de anúncios novo, compra a palavra-chave “tenis nike”, cria um anúncio específico pra falar sobre o tênis da nike e, na URL, aponta para esta página do site que fala dos tênis da Nike.
Você acabou de deixar sua conta mais específica. Quanto mais exato puder ser a busca, o anúncio e a página de destino, mais chances você tem de vender e maior será o índice de qualidade da palavra-chave.
Porém, alguns termos são bons mas não tem uma página específica pra eles no site ou a necessidade de criar um grupo de anúncios novo. Por exemplo, você vende pro Brasil todo e vê que tem algumas pesquisas por “tênis Porto Alegre”.
Neste caso, você pode adicionar o termo no mesmo grupo de anúncios onde está a palavra-chave “tenis”. Quanto mais específicos os termos, mais otimizado sua conta vai ficando.
Mas cuidado. Adicione palavras somente quando os resultados são bons. Não adianta adicionar todas as palavras que você encontrar. Senão sua conta vai acabar virando uma bagunça para controlar sem trazer resultados significativos.
Você já está analisando os termos pesquisados, adicionando palavras, criando novos grupos, novos anúncios. Está tudo funcionando. De repente, você se depara com o termo: “tênis infantil”. Porém, você não vende tênis infantil.
E agora?
Adicionando palavras negativas
É nesse ponto que entram as palavras negativas. Você seleciona o termo de pesquisa que você não quer e clica no botão “adicionar como palavra-negativa”. Neste caso, quando houver uma próxima pesquisa por “tênis infantil” seu anúncio não aparecerá e por consequência você não pagará pelo clique (caso haja o clique).
Se você visse o quanto encontramos de porcaria nesse relatório quando fazemos auditoria em contas, você ficaria apavorado. Desde buscas com conteúdo pornográfico até pesquisas que não tem nada a ver com o que o cliente vende. Dependendo da conta a economia é MUITO GRANDE MESMO!
Atenção: Importante esclarecer um pequeno detalhe. Os termos de pesquisa só ficam visíveis quando as pessoas clicam no anúncio. Então, se 1.000 pessoas pesquisaram por “tênis infantil” mas não teve nenhum clique, você não verá esse termo no relatório.
Por isso é importante também pensar nas possibilidades que as pessoas podem pesquisar e já colocar como palavra negativa. Mesmo antes de analisar o relatório.
Mais um item importante: Você verá somente os termos de pesquisa que foram usados há pelo menos 8 horas e que receberam cliques nos últimos 30 dias ou que foram pesquisados por um número significativo de pessoas. Todos os termos de pesquisa que não atenderem a esses critérios serão incluídos na linha “Outros termos de pesquisa”.
E então? O que você achou deste relatório? Analisou a sua conta? Deixe um comentário com o que encontrou.