Uma pesquisa desenvolvida pela SimilarWeb apresenta alguns dados interessantes sobre quais as principais fontes de tráfego para o e-commerce divididos em 8 categorias e algumas informações globais sobre o tráfego para as lojas virtuais.
Um primeiro dado que chama a atenção é que o Brasil possui uma das maiores taxas de visitas em e-commerce vindas através de tráfego pago. Segundo a pesquisa, para cadas 100 visitas em um e-commerce, um pouco mais de 4 (4,14%) vem através de links patrocinados, enquanto que a média global é de 1,97%.
A principal fonte de tráfego para o e-commerce são as buscas, que possuem praticamente 39% do tráfego global, seguidos pelo tráfego direto (35,88%) que é quando o visitante digita o endereço do site que está querendo entrar diretamente na barra de endereços do navegador. Um pouco mais atras vem o tráfego vindo através do link de outros sites, chamado de tráfego de referência (19,34%) e com bem menos visitas aparecem as redes sociais (3,91%), anúncios em display (1,32%) e o tráfego por e-mail (0,56%).
Despontam também duas categorias de comércio eletrônico cujas buscas levam um número muito superior de visitantes às lojas, em comparação com outras formas de tráfego. São elas:
Com 53,65% do tráfego vindo através das buscas, enquanto que o tráfego direto fica em 27,05%, seguidas de referência (15,61%), redes sociais (3,05%), e-mail (0,33%) e anúncios em display (0,31%).
Esportes
Nesta categoria o tráfego vindo através de buscas ficou em 48,53% seguidos de tráfego direto (28,41%), referências (16,95%), redes sociais (3,36%), anúncios em display (2,36%) e e-mail (0,38%).
Metodologia
Os dados foram montados a partir das buscas feitas através de desktops nos 3 primeiros meses de 2016 com usuários de 200 países diferentes ao redor do mundo, somando algo em torno de 3,8 bilhões de pesquisas.
A pesquisa é bem completa e pode ser acessada neste link (necessita cadastro).
O que mais chama a atenção é a alta taxa de tráfego que vem através de buscas, contando aqui as buscas orgânicas e pagas. E o quanto é importante para o e-commerce estar bem posicionado na rede de pesquisa, tanto do Google quanto de outros mecanismos.
Mas mais interessante do que isso, é a aceitação do público brasileiro em clicar em links patrocinados, como visto na primeira imagem. Torna-se importante que a loja esteja aparecendo também nas buscas pagas para que possa trazer mais visitantes e prováveis clientes para a loja.
E como acontece ao redor do mundo e a pesquisa mostra um pouco destes dados, poucos comerciantes acabam despontando na busca, pelo volume de investimentos e, por consequência, pela quantidade de tráfego. Se você tem um e-commerce, dê uma olhada se seus concorrentes não estão investindo em links patrocinados e levando mais visitantes para a loja deles.