Quem é o maior responsável pelo tráfego no e-commerce

Uma pesquisa desenvolvida pela SimilarWeb apresenta alguns dados interessantes sobre quais as principais fontes de tráfego para o e-commerce divididos em 8 categorias e algumas informações globais sobre o tráfego para as lojas virtuais.

Um primeiro dado que chama a atenção é que o Brasil possui uma das maiores taxas de visitas em e-commerce vindas através de tráfego pago. Segundo a pesquisa, para cadas 100 visitas em um e-commerce, um pouco mais de 4 (4,14%) vem através de links patrocinados, enquanto que a média global é de 1,97%.

Fonte: SimilarWeb Global Search Marketing Report 2016
Fonte: SimilarWeb Global Search Marketing Report 2016

A principal fonte de tráfego para o e-commerce são as buscas, que possuem praticamente 39% do tráfego global, seguidos pelo tráfego direto (35,88%) que é quando o visitante digita o endereço do site que está querendo entrar diretamente na barra de endereços do navegador. Um pouco mais atras vem o tráfego vindo através do link de outros sites, chamado de tráfego de referência (19,34%) e com bem menos visitas aparecem as redes sociais (3,91%), anúncios em display (1,32%) e o tráfego por e-mail (0,56%).

Fonte: SimilarWeb Global Search Marketing Report 2016
Fonte: SimilarWeb Global Search Marketing Report 2016

Despontam também duas categorias de comércio eletrônico cujas buscas levam um número muito superior de visitantes às lojas, em comparação com outras formas de tráfego. São elas:

Casa e Jardim

Com 53,65% do tráfego vindo através das buscas, enquanto que o tráfego direto fica em 27,05%, seguidas de referência (15,61%), redes sociais (3,05%), e-mail (0,33%) e anúncios em display (0,31%).

Fonte: SimilarWeb Global Search Marketing Report 2016
Fonte: SimilarWeb Global Search Marketing Report 2016

Esportes

Nesta categoria o tráfego vindo através de buscas ficou em 48,53% seguidos de tráfego direto (28,41%), referências (16,95%), redes sociais (3,36%), anúncios em display (2,36%) e e-mail (0,38%).

Fonte: SimilarWeb Global Search Marketing Report 2016
Fonte: SimilarWeb Global Search Marketing Report 2016

Metodologia

Os dados foram montados a partir das buscas feitas através de desktops nos 3 primeiros meses de 2016 com usuários de 200 países diferentes ao redor do mundo, somando algo em torno de 3,8 bilhões de pesquisas.

A pesquisa é bem completa e pode ser acessada neste link (necessita cadastro).

O que mais chama a atenção é a alta taxa de tráfego que vem através de buscas, contando aqui as buscas orgânicas e pagas. E o quanto é importante para o e-commerce estar bem posicionado na rede de pesquisa, tanto do Google quanto de outros mecanismos.

Mas mais interessante do que isso, é a aceitação do público brasileiro em clicar em links patrocinados, como visto na primeira imagem. Torna-se importante que a loja esteja aparecendo também nas buscas pagas para que possa trazer mais visitantes e prováveis clientes para a loja.

E como acontece ao redor do mundo e a pesquisa mostra um pouco destes dados, poucos comerciantes acabam despontando na busca, pelo volume de investimentos e, por consequência, pela quantidade de tráfego. Se você tem um e-commerce, dê uma olhada se seus concorrentes não estão investindo em links patrocinados e levando mais visitantes para a loja deles.

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